alma

fechar
Reservas estrela michelin

Henrique Sá Pessoa

Chef de Cozinha

O ALMA foi o primeiro projecto em nome próprio de Henrique Sá Pessoa: abriu em 2009 e oferecia uma cozinha contemporânea, com um excelente equilíbrio entre qualidade e preço. Foi, desde logo, nomeado como o Melhor Restaurante do Ano pela prestigiada Revista de Vinhos e tornou-se uma referência no panorama gastronómico de então. O restaurante encerraria em 2014, com o objectivo de reabrir noutro local.

É neste período que Henrique Sá Pessoa conhece Rui e Margarida Sanches, proprietários da Multifood, com quem começa a desenvolver projectos tailor made para o grupo.

Em 2013, abrem o Cais da Pedra, em frente ao Rio Tejo, e em 2014 inauguram um pequeno balcão com cozinha de autor em parceria com a Revista Time Out no Mercado da Ribeira. O novo ALMA seria apenas uma questão de tempo. Foi em Outubro de 2015, juntamente com Rui e Margarida Sanches, no Chiado. O ALMA, expoente máximo de uma carreira de sucesso recebe a sua primeira Estrela Michelin em 2016 - pouco menos de um ano após reabertura no Chiado - e torna-se num dos restaurantes de referência do país.

2017 é um ano de consolidação na carreira de Henrique Sá Pessoa. É nomeado embaixador da Estrella Damm em Portugal – ao lado de personalidades da cozinha mundial como Joan Roca, Andoni Aduriz e Albert Adrià –, lança o Tapisco, que rapidamente se torna um sucesso ao juntar Tapas e Petiscos num ambiente confortável e despretensioso, e realiza um dos seus sonhos ao abrir um espaço intimista, de criação e experimentação – o Atelier.

Em Novembro de 2017 é convidado para jurado na prestigiada competição internacional San Pellegrino Young Chef 2017, em Madrid, e eleito Men of the Year 2017 pela Revista GQ, na categoria Gourmet. Já na reta final do ano inaugura o Balcão, no El Corte Inglés – Gourmet Experience, um espaço inspirado nas tabernas portuguesas, em mais uma parceria com Rui Sanches e o Grupo Multifood.

2018 fica marcado pelo bi-estrelato do ALMA*, pela estreia de um novo programa de TV (FOX Life), Chef de Família, onde se faz acompanhar pela filha Inês. E em finais de agosto, o chef abre o Tapisco no Porto, o seu primeiro restaurante na Invicta, cuja carta inclui novidades com sotaque nortenho.

Daniel Costa

Chef de Cozinha

Trabalha com Henrique Sá Pessoa há 13 anos e desde então tem sido sempre o seu braço direito. Ele é o homem forte do ALMA, o líder na ausência do chef, o único capaz de antecipar os seus pensamentos.

Filipe Wang e Pedro Ramos

Head Sommeliers

A paixão pelo vinho une os dois novos Sommeliers do Alma.

Desde Junho de 2019 que Filipe Wang é um dos Head Sommelier do Alma. Filipe considera o Alma uma referência gastronómica, com um serviço moderno e descontraído, daí a sua carta ser pequena, focada em vinhos nacionais, mas distinguindo-se das outras por ser muito equilibrada.

"Cobrimos todas as regiões vinícolas do país, com ofertas para todos os gostos e a ideia é mesmo agradar a todos os clientes, visto que o vinho é algo muito ´pessoal´, conclui.

A seu lado, está Pedro Ramos que, desde 2017, se dedica a apoiar a equipa, melhorar a carta de vinhos e a elaborar os Wine Pairings dos Menus do Alma. Dois anos e duas estrelas depois, torna-se um dos Head Sommelier do Alma, sendo agora responsável pela carta de vinhos do restaurante, pela relação com os fornecedores e pelo atendimento aos clientes.

Pedro Ramos foca-se, assim, em trabalhar uma carta 90% composta por vinhos portugueses, apresentando o que Portugal tem de melhor para oferecer.

Duarte Coelho

Diretor de Restaurante

Após ganhar experiência em alguns dos melhores restaurantes do país, Duarte Coelho ingressou na equipa de sala do ALMA em outubro de 2018. O profissionalismo e dedicação levaram-no a assumir as funções de Diretor em julho de 2021, desafio que encara “com vontade de fazer mais e melhor junto de uma equipa de excelentes profissionais”.

Apaixonado pelo setor da gastronomia, entusiasma-o “a possibilidade e vontade de criar e alimentar experiências inesquecíveis para os nossos clientes, fazendo com que se sintam bem-vindos à nossa casa e se sintam como um membro desta família”.

“O Alma e o Chef Henrique Sá Pessoa sempre foram e cada vez mais têm sido reconhecidos como referências de excelência a nível nacional e internacional. É meu objetivo dar ainda mais força a esta chama, guiando e acompanhando toda a equipa na nossa busca interminável sempre por mais.”