alma

fechar
Reservas estrela michelin

Henrique Sá Pessoa

Chef de Cozinha

O ALMA foi o primeiro projecto em nome próprio de Henrique Sá Pessoa: abriu em 2009 e oferecia uma cozinha contemporânea, com um excelente equilíbrio entre qualidade e preço. Foi, desde logo, nomeado como o Melhor Restaurante do Ano pela prestigiada Revista de Vinhos e tornou-se uma referência no panorama gastronómico de então. O restaurante encerraria em 2014, com o objectivo de reabrir noutro local.

É neste período que Henrique Sá Pessoa conhece Rui e Margarida Sanches, proprietários da Multifood, com quem começa a desenvolver projectos tailor made para o grupo.

Em 2013, abrem o Cais da Pedra, em frente ao Rio Tejo, e em 2014 inauguram um pequeno balcão com cozinha de autor em parceria com a Revista Time Out no Mercado da Ribeira. O novo ALMA seria apenas uma questão de tempo. Foi em Outubro de 2015, juntamente com Rui e Margarida Sanches, no Chiado. O ALMA, expoente máximo de uma carreira de sucesso recebe a sua primeira Estrela Michelin em 2016 - pouco menos de um ano após reabertura no Chiado - e torna-se num dos restaurantes de referência do país.

2017 é um ano de consolidação na carreira de Henrique Sá Pessoa. É nomeado embaixador da Estrella Damm em Portugal – ao lado de personalidades da cozinha mundial como Joan Roca, Andoni Aduriz e Albert Adrià –, lança o Tapisco, que rapidamente se torna um sucesso ao juntar Tapas e Petiscos num ambiente confortável e despretensioso, e realiza um dos seus sonhos ao abrir um espaço intimista, de criação e experimentação – o Atelier.

Em Novembro de 2017 é convidado para jurado na prestigiada competição internacional San Pellegrino Young Chef 2017, em Madrid, e eleito Men of the Year 2017 pela Revista GQ, na categoria Gourmet. Já na reta final do ano inaugura o Balcão, no El Corte Inglés – Gourmet Experience, um espaço inspirado nas tabernas portuguesas, em mais uma parceria com Rui Sanches e o Grupo Multifood.

2018 fica marcado pelo bi-estrelato do ALMA*, pela estreia de um novo programa de TV (FOX Life), Chef de Família, onde se faz acompanhar pela filha Inês. E em finais de agosto, o chef abre o Tapisco no Porto, o seu primeiro restaurante na Invicta, cuja carta inclui novidades com sotaque nortenho.

Daniel Costa

Chef de Cozinha

Trabalha com Henrique Sá Pessoa há 13 anos e desde então tem sido sempre o seu braço direito. Ele é o homem forte do ALMA, o líder na ausência do chef, o único capaz de antecipar os seus pensamentos.

Telmo Moutinho

Chef de Pastelaria

É dos mais promissores pasteleiros portugueses. Brilhante no curso de pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, já trabalhou com lendas como Alain Ducasse, Joel Robuchon e Heinz Beck. É um dos novos membros da equipa.

Manuel Santos e Silva

Diretor de Restaurante

Desde outubro de 2017 que Manuel dos Santos e Silva é o maestro da orquestra da sala do Alma, com o papel de assegurar que tudo e todos estão no lugar certo, no momento certo e que a ação no restaurante se desenrola com rigor e harmonia. Gosta da operação rápida, da adrenalina dos serviços, do contacto com os clientes e do rigor inerente a um restaurante de estrela Michelin como o Alma. Diz que o seu trabalho é mais fácil porque tem ao seu lado uma equipa motivada, consciente da necessidade de um serviço irrepreensível, profissional e agradável. Ainda hoje se arrepia sempre que um cliente lhe diz: “Esta foi a melhor experiência da minha vida!”.

Filipe Wang e Pedro Ramos

Head Sommeliers

A paixão pelo vinho une os dois novos Sommeliers do Alma.

Desde Junho de 2019 que Filipe Wang é um dos Head Sommelier do Alma. Filipe considera o Alma uma referência gastronómica, com um serviço moderno e descontraído, daí a sua carta ser pequena, focada em vinhos nacionais, mas distinguindo-se das outras por ser muito equilibrada.

"Cobrimos todas as regiões vinícolas do país, com ofertas para todos os gostos e a ideia é mesmo agradar a todos os clientes, visto que o vinho é algo muito ´pessoal´, conclui.

A seu lado, está Pedro Ramos que, desde 2017, se dedica a apoiar a equipa, melhorar a carta de vinhos e a elaborar os Wine Pairings dos Menus do Alma. Dois anos e duas estrelas depois, torna-se um dos Head Sommelier do Alma, sendo agora responsável pela carta de vinhos do restaurante, pela relação com os fornecedores e pelo atendimento aos clientes.

Pedro Ramos foca-se, assim, em trabalhar uma carta 90% composta por vinhos portugueses, apresentando o que Portugal tem de melhor para oferecer.