alma

fechar
Reservas estrela michelin

3 de setembro de 2019Uma dupla paixão pelo vinho

A paixão pelo vinho une os dois novos Head Sommeliers do Alma.

Para Pedro Ramos nunca houve qualquer dúvida: a sua felicidade e realização profissional teriam de passar pelo mundo do vinho. Já Filipe Wang descobriu a sua paixão pelo métier de forma inesperada, numa visita a Bordéus.

Pedro Ramos nasceu no Brasil, cresceu em Lima e Bogotá, estudou nos EUA e no Rio de Janeiro, onde se formou em marketing e ainda tirou o MBA em Relações Internacionais.

Assim que se muda para Lisboa para trabalhar e estudar, obtém o Certificado de Sommelier Nível 3 da WSET (Wine & Spirits Education Trust). Depois de dois anos a dedicar-se à restauração, em 2017 começa a assistir o então Head Sommelier do Alma, Gonçalo Patraquim, a apoiar a equipa a melhorar a carta de vinhos e a elaborar os wine pairings dos menus. Dois anos e duas estrelas depois torna-se um dos Head Sommelier do Alma: "Tenho a oportunidade de escolher os melhores vinhos de Portugal para trabalhar, com mais de 200 referências que sei de coração. 90% da carta é composta por vinhos portugueses, sendo esse o nosso foco, o de apresentar o que o nosso país tem de melhor para oferecer. Estamos sempre à procura do melhor, de referências ‘fora da caixa’, assim como as mais icónicas e tradicionais que se encaixem no perfil do nosso menu”, conclui.

Ao seu lado está Filipe Wang, de origem chinesa, que nasceu há 27 anos no Porto, cidade onde os seus pais tinham um restaurante. Esteve desde sempre ligado à restauração.

Inicia o seu percurso profissional em Londres, onde trabalha como empregado de mesa no restaurante Dinner By Heston Blumenthal. Em Setembro de 2017, surge a oportunidade de trabalhar com Piotr Pietras, Master Sommelier e o segundo melhor Sommelier da Europa ASI 2017, no restaurante Launceston Place, em Londres, onde fica até Março de 2019.

Regressa a Portugal e faz o exame de Advanced Sommelier do Court of Master Sommelier - foi o terceiro Português a consegui-lo e é, neste momento, o único baseado em Portugal. 

Desde Junho de 2019 que é um dos Head Sommelier do Alma, trabalhando em parceria com Pedro Ramos: “É um excelente colega, fazemos uma boa equipa e trabalhamos em sintonia”, refere. Para Filipe Wang, o Alma é uma referência gastronómica, com um serviço mais moderno e relaxado, daí a sua carta de vinhos ser pequena, focada em vinhos nacionais, mas distinguindo-se das outras por ser muito equilibrada. “Cobrimos todas as regiões vinícolas do país, com ofertas para todos os gostos e a ideia é mesmo agradar a todos os clientes, visto que o vinho é algo muito ´pessoal´, conclui.  

Faça já a sua reserva e siga as melhores recomendações dos novos Sommeliers do Alma.