alma

fechar
Reservas estrela michelin

15 de agosto de 2018A nova alma do Menu Costa a Costa

“Uma forte inspiração no receituário tradicional português com produtos que gosto de trabalhar e que estão no seu melhor por esta altura”. É assim que o Chef Henrique Sá Pessoa explica a nova edição do Menu Costa a Costa.

Este que é um dos menus mais emblemáticos do Alma, prossegue o seu mergulho no Oceano com uma viagem pela costa nacional e traz para a mesa a água do mar e espécies sustentáveis. Tudo numa simplicidade quase desconcertante, mas surpreendente. Com menos elementos no prato, mas mais sabor e criatividade, a escolha foi feita de acordo com a temporada e sempre com o aconselhamento de Pedro Bastos, da Nutrifresco – “É o nosso fornecedor e sabe bem o que está no seu melhor em termos de peixe e marisco”, completa Henrique Sá Pessoa.

O novo menu Costa a Costa é uma homenagem aos peixes e mariscos da nossa costa. E tudo começa com o aroma inebriante da Sopa de Peixe e marisco com algas, um literal mergulho no mar, que não entra discreto nesta corrente. A maré sobe com a Azevia que “dá à costa” acompanhada por ervilhas, chouriço de porco alentejano e holandês de noisette. O próximo do plantel da costa é o Peixe Galo, que se junta ao choco, acompanhado de puré de funcho e cebolinho numa harmonia desconcertante. Há que reservar espaço para o arroz de Carabineiro. A sua volúpia é uma festa para os sentidos. Pelas palavras de Henrique Sá Pessoa, este inspira-se “num tradicional arroz de marisco. Quisemos que o carabineiro estivesse em todo o seu esplendor no sabor do arroz, apurado, concentrado e rico como se quer num arroz tradicional”. Aqui comemos com os olhos e saboreamos com tempo, pois é de degustação que se trata.